A região começou a se formar na primeira metade do século XIX, às margens do córrego Sussuapara, como parada de tropeiros que viajavam de Minas Gerais para Goiás. Eles ergueram um “rancho dos tropeiros”, que deu origem ao povoado inicial belavistadegoias.go.leg.brCurta Mais – Goiânia.
O desenvolvimento também se impulsionou pela religiosidade: José Bernardo Pereira, sua esposa Inocência Maria de Jesus e José Inocêncio Teles fizeram doações de terras para a construção de uma casa de oração dedicada a Nossa Senhora da Piedadeagm-go.org.brScribd.
A figura de Dona Josefa Teles, irmã de José Inocêncio, foi decisiva: ela construía uma capelinha e reunia os poucos moradores locais para rezar, criando um ponto de convivência e identidade para o lugar agm-go.org.brDocsity.
Em 1880, o lugar foi elevado à freguesia (distrito) com o nome de Bela Vista, subordinado ao município de Bonfim (atual Silvânia) belavistadegoias.go.leg.bragm-go.org.br.
A cidade cresceu em torno da igreja e da praça principal, espalhando-se ao longo do Córrego Sussuapara. Hoje, Bela Vista de Goiás conta com dezenas de bairros e um centro urbano bem estruturado ScribdScribd.
Destaques históricos incluem:
A Casa do Senador Canedo, construída por volta de 1860 e tombada pelo IPHAN, que hoje funciona como espaço cultural Wikipédia+1.
Historicamente, Bela Vista teve forte economia baseada em agropecuária, especialmente na produção de fumo de rolo, com destaque nos anos 1930–1950 como a “Capital do Fumo Brasileiro” Férias Tur Brasilpolitikey.com.br.
Um setor curioso: estrutiocultura, ou criação de avestruzes, tem ganhado atenção mais recentemente Curta Mais – Goiânia.
Patrimônio Cultural
A cidade é reconhecida como “Terra dos Buritizais Sussurrantes”, uma expressão poética que destaca a beleza da paisagem local ScribdCurta Mais – Goiânia.
Além disso, é berço do contador de causos Geraldinho Nogueira, figura emblemática da cultura caipira, e do poeta e crítico Gilberto Mendonça Teles, que marcou o cenário literário nacional WikipédiaCurta Mais – Goiânia.